Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo – IABSP

O IABSP foi fundado em dezembro de 1989, em Salvador, Bahia, em um workshop liderado por Alexander Lowen, criador da Análise Bioenergética. Contou com a participação do Trainer Internacional americano Frank Hladky e da diretora do Instituto, Liane Zink. Durante seis anos, workshops foram realizados em São Paulo, Salvador e Recife com o nome de Sociedade de Análise Bioenergética do Nordeste (SABNB). Em 1997, esse instituto deu origem à Sociedade de Análise Bioenergética da Bahia (SABBA), à Sociedade de Bioenergética de Belo Horizonte (ABBABH) e à Sociedade de Bioenergética do Nordeste (SABNB).

A Análise Bioenergética, criada e desenvolvida a partir de 1953 por Alexander Lowen, tem suas raízes nos fundamentos teóricos de Wilhelm Reich – discípulo de Sigmund Freud –, que se destacou por sua obra psicanalítica e suas pesquisas pioneiras nas áreas da biologia, física, política e antropologia.

De acordo com Reich e Lowen, a história de cada indivíduo está armazenada na estrutura no corpo. Todas as experiências vividas, o impacto das relações da primeira infância e os traumas físicos e emocionais são armazenados e contidos no corpo na forma de padrões de tensão muscular crônica.

Lowen, ao aprofundar-se nos estudos reichianos, produziu novos conceitos, como a análise de caráter. Desenvolveu as bases teóricas para a elaboração de trabalhos corporais, culminando na criação da Análise Bioenergética. (LOWEN, 2004).

Essa psicoterapia lida com as bases biológicas das neuroses e está centrada nos processos biológicos envolvidos na saúde e na energia que alimenta esses processos, ou seja, se fundamenta na proposta de identidade funcional. (OELMAN, 1988; WEIGAND 1998, 1999; VENTLING 2002; GUDAT 2002). Com base nestes fundamentos, a Análise Bioenergética oferece ao psicólogo um instrumental adicional ao trabalho analítico, por meio do uso de exercícios e técnicas que permitem ao cliente alcançar uma profunda compreensão de seus estados emocionais, liberar padrões de tensão e alterar a forma como se relaciona consigo e com o mundo.

No trabalho com psicóticos, a Bioenergética contribui ainda para a construção de um corpo, favorecendo o alcance de maior autonomia e capacidade de contato.

 

Visite o site do Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo