Biblioteca

Corpo, Comportamento e Movimento

 

O Corpo nas Relações Raciais: subjetividade na interrelação entre negros e brancos

Artigo escrito por Maria Cristina Francisco

REVISTA LATINO-AMERICANA DE PSICOLOGIA CORPORAL

No. 8, p. 179-202, Outubro/2019 – ISSN 2357-9692
Edição eletrônica em http://psicorporal.emnuvens.com.br/rbpc

Baixar artigo completo

O som que habita em mim

Análise de uma vivência com silêncio e som

Monografia apresentada ao Instituto Brasileiro de Biossíntese como exigência parcial à diplomação de psicoterapeuta somática em Biossíntese.

Baixar a monografia

Natureza Humana

Natureza Humana

__________________. Natureza Humana. Rio de Janeiro. Imago, 1990.

Sinopse:As idéias de Donald Winnicott encontram-se dispersas por um grande número de artigos técnicos e obras curtas destinadas ao grande público. Este livro é uma exposição geral de seus pontos de vista. É um empreendimento ambicioso. Como ele próprio afirma na Introdução, sua tarefa é o estudo da natureza humana.

A Família e o Desenvolvimento Individual

A Família e o Desenvolvimento Individual

_________________. A Família e o Desenvolvimento Individual. São Paulo, Martins Fontes, 1993.

Sinopse:Os escritos reunidos neste livro desenvolvem-se em torno de um tema central; a idéia de que a saúde da família e da sociedade derivam da saúde emocional do indivíduo. D. W. Winnicott descreve o processo de amadurecimento do indivíduo no contexto da família e discute os fatores de integração e desintegração que influenciam o desenvolvimento.

Tudo Começa em Casa

Tudo Começa em Casa

_________________. Tudo Começa em Casa. São Paulo, Martins Fontes, 1999.

Sinopse:Este é um livro no qual as ideias e os temas demonstram a convicção de que a estrutura da sociedade reflete a natureza do indivíduo e da família, e também demonstram o senso de responsabilidade de seu autor pela sociedade específica na qual ele viveu.

Da Pediatria à Psicanálise

SOLISTAS DISSONANTES

WINNICOTT, D.W. Da Pediatria à Psicanálise – obras escolhidas. Rio de Janeiro, Imago, 2000.

Sinopse: Nesta obra, o Dr. Winnicott se apresenta de um modo extremamente impopular e revolucionário em relação aos problemas emocionais causadores de artrite em crianças

O que é Psicologia Pré-Natal

O que é Psicologia Pré-Natal

WILHEIM, Joana. O que é Psicologia Pré-Natal. São Paulo, Casa do Psicólogo, 1997.

Sinopse:Você sabia que o bebê antes de nascer é um ser inteligente e sensível, apresentando traços de personalidade próprios e definidos? Você sabia que ele tem uma vida afetiva e emocional? Você sabia que traumas biológicos do início da existência pré-natal podem resultar em futuras psicopatologias? A psicologia pré-natal é um vasto campo e merece enfoque neste livro.

Grounding e Autonomia

Grounding e Autonomia

WEIGAND, Odila. Grounding e Autonomia – A Terapia Corporal Bioenergética Revisitada. São Paulo, Person, 2006.

Sinopse:Neste livro a autora nos proporciona uma visão histórica e ampliada do conceito de grounding, um dos pilares da Análise Bioenergética. Ela não só descreve o grounding como uma postura integradora ou um exercício criado pelo pai da Análise Bioenergética, Alexander Lowen, como também utiliza pesquisas de outras escolas e teorias.

Futebol e Orgasmo

Futebol e Orgasmo

_______________________. Futebol e Orgasmo – Ensaio sobre orgonomia e futebol. Summus,1998.

Sinopse:Em estilo alegre e descontraído, na linguagem do nosso dia-a-dia, este livro nos traz um histórico dos jogos como atividade de prazer, culminando no futebol e sua simbologia específica. O leitor irá se deliciar com a curva orgástica de alguns jogos importantes, e ter bons momentos com as comparações e analogias deste que é, efetivamente, um ensaio pioneiro vinculando orgonomia e cultura.

Freud e Reich

Freud e Reich

WAGNER, Claudio Mello. Freud e Reich – Continuidade ou Ruptura? São Paulo, Summus, 1996.

Sinopse:O objetivo deste livro é verificar se as diferenças entre Freud e Reich, efetivamente, implicam uma ruptura entre ambas as escolas ou se podem ser superadas. O fio condutor do pensamento do autor é a análise dessas diferenças, revelando que em muitas circunstâncias os motivos responsáveis pela ruptura foram muito menos de caráter teórico, mas resultado de atitudes políticas ou pessoais.

Brinkando com o Corpo

Brinkando com o Corpo

ROCHA, Brasilda dos Santos. Brinkando com o Corpo – técnicas de terapia corporal com crianças e adolescentes. Presidente Prudente-SP, UNOESTE, 1998.

Sinopse:Este livro focaliza a tensão corporal da criança por meio do uso do brinquedo. Identificando o tipo de energia de cada brinquedo, parte do pressuposto que este representa as relações objetais da criança em que se originam os conflitos. O livro é uma busca para compreender a criança em sua verdadeira dimensão, que está necessitando de ajuda para aliviar o seu sofrimento. O livro traz os seguintes temas – Reich e o trabalho terapêutico com crianças e adolescentes; Processo corporal; Intervenção terapêutica corporal na família com crianças e adolescentes; Workshop de brinquedos; Formação de caráter; Brinquedos associados ao caráter – Aquaplay, amarelinha, fantoche, boneca, boliche, dardo, ludo, etc; Brincando com a análise dos dados; Comparação gráfica dos brinquedos; Relatos de brincadeiras; O brinquedo construído.

O Éter, Deus e o Diabo

O Éter, Deus e o Diabo

_______________. O Éter, Deus e o Diabo. São Paulo, Martins Fontes, 2003.

Sinopse:Neste livro, pela primeira vez apresenta-se ao público brasileiro uma parte da obra de Reich relativa à Orgonomia, denominação utilizada por ele para designar o campo de estudos ao qual dedicou as últimas décadas de sua vida. São conclusões derivadas de pesquisas realizadas sobre a existência de uma forma de energia (denominada orgone), que influenciaria desde o funcionamento dos seres vivos até o movimento dos planetas e o clima. Esta é a parte mais polêmica da obra de Reich. São concepções que têm conquistado admiradores e defensores entusiasmados, por um lado, e críticos ferrenhos de outro. Com este livro, o leitor poderá formar sua própria opinião a partir do contato direto com o pensamento do autor.

Escute, Zé Ninguém

Escute, Zé Ninguém

_______________. Escute, Zé Ninguém. São Paulo, Martins Fontes, 2007.

Sinopse:Nesta obra, Reich mostra o que o homem comum faz a si mesmo – como sofre, como se revolta, como homenageia seus inimigos e mata seus amigos, como sempre que conquista o poder em “nome do povo” ele o utiliza mal e transforma em algo mais cruel do que a tirania à qual estava subjugado anteriormente, nas mãos da elite.

A Biopatia do Câncer

A Biopatia do Câncer

_______________. A Biopatia do Câncer. São Paulo, Editora WMF Martins Fontes, 2009.

Sinopse:O que é o câncer? Tradicionalmente, a ciência médica o classificou como um tumor intrusivo que surgia espontaneamente em um organismo, de resto, saudável. Em contraste com essa definição, Wilhelm Reich define o câncer não como um tumor – simples manifestação tardia da doença, mas como uma doença sistêmica causada pela frustração do funcionamento sexual natural.

A Revolução Sexual

A Revolução Sexual

_______________. A Revolução Sexual, São Paulo, Zahar, 1997.

Sinopse:Analisa a crise da moral social burguesa e as tentativas de reforma sexual que preservavam a estrutura da sociedade capitalista e ideologia da família e do casamento. Reconstrói a história da revolução sexual que ocorreu no establishment da União Soviética desde 1922, e que teve resistência de Stalin no final dos anos vinte.

Irrupção da Moral Sexual Repressiva

Irrupção da Moral Sexual Repressiva

_______________. Irrupção da Moral Sexual Repressiva. São Paulo, Martins Fontes, 1997.

Sinopse: A tese reichiana neste trabalho é que a repressão sexual teve sua origem na passagem do matriarcado primitivo – protocomunista e sexualmente livre – para o patriarcado, caracterizado pela acumulação pessoal dos bens e pela repressão sexual. Reich supõe que o dote (a contribuição dotal ou em última análise, o interesse econômico) tenha sido o mecanismo central desta passagem.

A Análise do Caráter

A Análise do Caráter

_______________. A Análise do Caráter. São Paulo, Martins Fontes, 2001.

Sinopse:“Análise do Caráter” foi escrito para o analista e desenvolve com exatidão – com numerosos exemplos clínicos – a singular técnica terapêutica de Reich.

A Função do Orgasmo

A Função do Orgasmo

REICH, Wilhelm. A Função do Orgasmo. São Paulo, Brasiliense, 1995.

Sinopse:Este livro sintetiza o trabalho médico e científico de Wilhelm Reich com o organismo humano em um período de vinte anos, e apresenta o desenvolvimento desse trabalho em sua rápida progressão da esfera da psicologia para a da biologia. A descoberta do orgônio foi o resultado de uma profunda investigação clínica do conceito de ‘energia psíquica’, a princípio na esfera da psiquiatria. A experiência tem mostrado, acima de qualquer dúvida, que o conhecimento das funções emocionais da energia biológica é indispensável para a compreensão das funções fisiológicas e físicas. As emoções biológicas que governam os processos psíquicos são em si próprias, a expressão imediata de uma energia estritamente física, o orgônio cósmico.

Para que o Amor dê Certo

Para que o Amor dê Certo

NEUHAUSER, Johannes (org). Para que o Amor dê Certo – o trabalho terapêutico de Bert Hellinger com casais. São Paulo, Cultrix. 2006.

Sinopse:“Para que o amor dê certo” apresenta relatos de constelações com inúmeros casais, acrescidos de perguntas, comentários e discussões para colocar em evidência esse processo multidimensional. Tipicamente, uma constelação passa por dois estágios. No primeiro, influências ocultas – embora atuantes – da família são reveladas. Na segunda fase, comentários e esforços para encontrar soluções são descobertos – ou recuperados – e então testados na constelação. O “ajuste psíquico” que então é feito, grande ou pequeno, aumenta o vocabulário do casal no sentido de criar soluções.

Metodologia da Vegetoterapia

Vegetoterapia

NAVARRO, Federico. Metodologia da Vegetoterapia Caractero-Analítica. São Paulo, Summus, 1996.

Sinopse:Federico Navarro oferece aqui uma sistematização metodológica necessária aos terapeutas que atuam nessa área. Sua exposição é enriquecida por sua formação neuropsiquiátrica e por sua experiência clínica, sempre mantendo uma perspectiva reichiana ortodoxa. Além da organização teórica proposta, o livro apresenta uma série de sugestões para a prática terapêutica.

O TOCAR – O Significado Humano da Pele.

O TOCAR

MONTAGU, Ashley. O TOCAR – O Significado Humano da Pele. São Paulo, Summus, 1988.

Sinopse:Um livro que trata da importância do “tocar” em todos os aspectos do desenvolvimento humano. O autor dedica especial atenção à pele e ao tocar para a saúde física e mental, mencionado a descoberta das funções imunológicas da pele e acentuando a importância do tocar, especialmente para os idosos. São relatadas novas pesquisa experimentais sobre os efeitos das privações do toque e é demonstrada a relação entre tocar e criar imagens. Montagu dá ênfase especial à importância do tocar em situações psicoterapêuticas. Um livro altamente estimulante e provocativo, indispensável aos profissionais da área.

Exercícios de Bioenergética

Exercícios de Bioenergética

LOWEN, Alexander e LOWEN, Leslie. Exercícios de Bioenergética. São Paulo, Ágora, 1977.

Sinopse:O trabalho corporal da Bioenergética inclui tanto procedimentos de manipulação como exercícios especiais. Esses exercícios foram desenvolvidos pelos autores ao longo de mais de 20 anos de trabalho terapêutico e ajudam, inclusive, na prevenção de distúrbios emocionais.

O Corpo em Depressão

O Corpo em Depressão

________________. O Corpo em Depressão – as bases biológicas da fé e da realidade. São Paulo, Summus, 1983.

Sinopse:O contato com o nosso corpo nos fundamenta e constitui um elo essencial com nós mesmos. A Bioenergética, desenvolvida por Lowen, no decorrer de longos anos de observações, nos ajuda a restabelecer nosso equilíbrio interior, pois suas bases biológicas e seus exercícios possibilitam a integração do indivíduo.

Amor, Sexo e seu Coração

Amor, Sexo e seu Coração

________________. Amor, Sexo e seu Coração. São Paulo, Summus, 1990.

Sinopse: A relação entre o amor e o coração é mais do que simbólica, é real. Emoções reprimidas, principalmente conflitos sexuais não resolvidos, bem como mágoas psíquicas profundas podem de fato enrijecer o peito de modo a formar uma couraça. Assim, a energia emocional aprisionada pode literalmente contrair o coração. Lowen esboça sua tese revolucionária através de impressionantes casos verídicos, aplicando os princípios de Reich e analisando os efeitos do trauma emocional sobre o corpo. O livro demonstra como é possível proteger o coração e, ao mesmo tempo, alcançar uma vida amorosa pacífica e gratificante.

A Espiritualidade do Corpo

A Espiritualidade do Corpo

_______________. A Espiritualidade do Corpo – Bioenergética para a Beleza e a Harmonia. São Paulo, Cultrix, 1990.

Sinopse: Neste livro o autor lança uma nova luz sobre a ligação entre o corpo e mente e expande essa equação humana para incluir o significado espiritual de saúde. Fundamentando-se na concepção de Carl Jung de que “O espírito é a experiência interior do corpo”, Lowen desenvolve sua tese extraindo, do Ocidente, a ideia da relação humana com um Ser Supremo; do Oriente, a tradição mística que liga espírito e respiração; e da Bioenergética, a ligação entre a paz psíquica e o fluxo livre da energia corporal e física.

O Corpo em Terapia

O Corpo em Terapia

_______________. O Corpo em Terapia – a abordagem Bioenergética. São Paulo, Summus, 1997.

Sinopse: Neste livro, Lowen expõe os fundamentos da bioenergética. Discípulo de Reich, retorna e expande as formas pelas quais o desenvolvimento do homem é tolhido pela estruturação errônea de hábitos mentais e motores. Pontilhado de exemplos clínicos, esclarece e torna concreta a teoria Bioenergética.

Prazer

Prazer

_______________. Prazer – uma abordagem criativa da vida. São Paulo, Summus, 1984.

Sinopse: O prazer é uma expressão corporal, e não simplesmente um processo mental. Nossa capacidade de prazer se mede pela capacidade de auto expressão criativa. Quando há conflito entre a busca do prazer e a do poder, surgem tensões. Com exercícios bioenergéticos, o corpo reconquista sua liberdade e espontaneidade, liberando prazer e criatividade.

Alegria

Alegria

_______________. Alegria – a entrega ao corpo e à vida. São Paulo, Summus, 1997.

Sinopse: Lançado nos Estados Unidos em 1995, este livro é o ápice do trabalho de Lowen. O fundador da bioenergética revela aqui como é possível recuperar um estado natural de alegria em relação à vida, por meio de exercícios capazes de revitalizar o corpo e liberar energia de sentimentos reprimidos. Trata-se de um belíssimo guia de transformação pessoal, escrito por um dos pioneiros da terapia corpo mente.

Amor e Orgasmo

Amor e Orgasmo

_______________. Amor e Orgasmo – guia revolucionário para a plena realização sexual. São Paulo, Summus, 1988.

Sinopse: Neste livro, Lowen explica que o mistério do amor está no ato sexual. Enfatizando a interação entre a personalidade e a função sexual, mostra que a satisfação no amor sexual pode ser alcançada pelo indivíduo que está em contato com seu corpo e com seus sentimentos.

O Corpo Traído

O Corpo Traído

________________. O Corpo Traído. São Paulo, Summus,1979.

Sinopse: Nesse livro, Lowen se dedica a estudar pessoas que negam as experiências, necessidades e sentimentos reais de seus próprios corpos. Através de uma minuciosa análise, que inclui numerosos estudos de casos, o autor aborda o complexo problema da esquizofrenia, da negação do nosso próprio corpo, mostrando como chegarmos a uma plena e gratificante união corpo-mente.

Bioenergética

Bioenergética

LOWEN, Alexander. Bioenergética. São Paulo, Summus, 1982.

Sinopse: A Bioenergética é uma terapêutica que ajuda o indivíduo a reencontrar-se com seu corpo e atirar o mais alto grau de proveito possível da vida que há nele. Inclui as mais elementares funções básicas como a respiração, o movimento, o sentimento e auto expressão, até chegar a sexualidade.


O Despertar do Tigre

O Despertar do Tigre

LEVINE, Peter A. O Despertar do Tigre – Curando o Trauma. São Paulo, Summus, 1999..

Sinopse: Trata-se de um dos mais modernos campos de estudo em psicologia. O ser humano possui um poder instintivo de cura, bem como a capacidade intelectual de cultivá-lo. Pela compreensão da dinâmica que torna os animais selvagens virtualmente imunes a sintomas traumáticos, revela-se o mistério do trauma humano. O livro sistematiza o estudo do trauma, suas manifestações e apresenta exercícios para a tomada de consciência e cura.

O Corpo no Limite da Comunicação

O Corpo no Limite da Comunicação

KIGNEL, Rubens. O Corpo no Limite da Comunicação. São Paulo, Summus, 2005.

Sinopse: O livro focaliza como as relações não-verbais produzem comunicação entre as pessoas, estabelecendo transformações possíveis por meio do corpo, fenômeno que o autor denomina de ‘ressonância não-verbal’ ou ‘ressonância não-consciente’. Relacionando conceitos da neuropsicologia, da psicoterapia somática e biossíntese e da teoria da subjetividade com experiências clínicas, a obra analisa a complexidade dessas relações e sua ressonância mútua.

Amor e Vínculos

Amor e Vínculos

_________________. Amor e Vínculos, São Paulo, Summus, 1996.

Sinopse: O autor oferece neste livro uma abordagem somática de dois aspectos fundamentais para a vida das pessoas: as relações amorosas e o estabelecimento de vínculos. Enriquecendo suas considerações teóricas com numerosos exemplos de casos extraídos de sua experiência clínica, Keleman analisa os diversos estágios e tipos de relacionamentos, procurando entender os padrões habituais e as distorções. Sugere formas de elaborar as situações adversas por meio de exercícios e da compreensão somático-emocional dos problemas.

Realidade Somática

Realidade Somática

_________________. Realidade Somática, São Paulo, Summus, 1994.

Sinopse: Uma abordagem original sobre a vida do corpo. O autor propõe uma ética que realce a família e a cultura e evoca a visão de uma vida corporal que satisfaça nossos anseios mais profundos em nível pessoal, emocional, afetivo e grupal.

Viver o seu Morrer

Viver o seu Morrer

________________. Viver o seu Morrer, São Paulo, Summus, 1997.

Sinopse: Este livro é sobre o morrer, não sobre a morte. Estamos sempre morrendo um pouco, sempre perdendo alguém ou alguma coisa. São as nossas pequenas mortes, que nos ensinam o significado do morrer e nos oferecem condições de enfrentá-lo sem medo ou morbidez. É exatamente disso que trata este livro – estar pleno e inteiro para deparar-se com o morrer.

Anatomia Emocional

Anatomia Emocional

KELEMAN, Stanley. Anatomia Emocional. São Paulo, Summus, 1992.

Sinopse: Uma profunda reflexão sobre as conexões entre a anatomia e os sentimentos, a forma e as emoções. O autor é pioneiro no estudo do corpo e sua relação com os aspectos emocionais, psicológicos, sexuais e imaginativos de experiência humana. Um dos principais representantes da linha neo-reichiana nos EUA.

A Simetria Oculta do Amor

A Simetria Oculta do Amor

HELLINGER, Bert, WEBER, Gunthard e BEAUMONT, Hunter. A Simetria Oculta do Amor – por que o amor faz os relacionamentos darem certo. São Paulo, Cultrix, 1998.

Sinopse: Considerado o mais inovador terapeuta contemporâneo e criador da Psicoterapia Sistêmica, Bert Hellinger é especializado no atendimento de pessoas, casais ou famílias que enfrentam situações difíceis. O instrumento básico de Hellinger para ajudar os membros da família a restaurar o equilíbrio é o uso das ‘constelações familiares’, técnica psicoterapêutica que já vem sendo realizada em diferentes culturas e cuja prática, além da cura, traz uma nova luz para a integração de ciência e espiritualidade.

Constelações Familiares

Constelações Familiares

HELLINGER, Bert e HÖVEL, Gabriele Ten. Constelações Familiares – o reconhecimento das ordens do amor, conversas sobre emaranhamentos e soluções. São Paulo, Cultrix, 1996.

Sinopse: Em “Constelações Familiares”, Hellinger lança luz sobre a técnica de que se vale para tornar visível a dinâmica normalmente oculta dos sistemas de relacionamento familiar. Hellinger também fala franca e livremente sobre suas observações acerca das forças que atuam nos sistemas familiares e das controvérsias que cercam algumas delas. Nesta entrevista, Gabriele ten Hövel traz às suas conversas com Bert Hellinger o ceticismo da jornalista. Perguntas duras vão de encontro a respostas igualmente duras e, com o desenrolar desse diálogo, começa a ser revelado o formidável poder da abordagem do autor aos problemas que afligem as famílias. Nascida da mais humilde atitude terapêutica, a da observação respeitosa, essa abordagem entra em contato com os níveis mais profundos dos vínculos familiares e da sua dissolução.

Nos Caminhos de Reich

Nos Caminhos de Reich

_________________. Nos Caminhos de Reich. São Paulo, Summus, 1985.

Sinopse: O interesse cada vez maior sobre a vida e o trabalho de Wilhelm Reich é indiscutível. Neste livro, David Boadella, com sua capacidade de exploração e pesquisa, percorre a vida de Reich de maneira profunda e esclarecedora, apresentando-nos verdadeiro tesouro de fatos e interpretações.

Correntes da Vida


BOADELLA, David. Correntes da Vida – Uma introdução à Biossíntese. São Paulo, Summus, 1992.

Sinopse: Biossíntese significa a integração a vida, e seu conceito central tem por base a existência de correntes energéticas fundamentais no organismo humano, também denominadas ‘fluxos vitais’. A trajetória do desenvolvimento e expressões do ser humano, da vida intrauterina à morte, a partir de fatores biológicos básicos, sobretudo os processos rítmicos do corpo.

Me Chamam de Ton

Francisco, Maria Cristina – Me Chamam de TON (análise de caso sobre a obesidade). IBB, SP, 2009.

O tema apresentou-se como uma possibilidade de reflexão sobre a vida contemporânea diante dos exageros e do consumo banal das coisas. Com a visão teórica da Biossíntese busca-se uma possibilidade de se integrar o corpo com a alma, o organismo com suas emoções e a importância do psicoterapeuta neste processo.

Baixar conteúdo (em PDF).

Desenraizamento e Grouding

Francisco, Maria Cristina – Desenraizamento e Grounding. IABSP, SP, 2007.

Trabalho elaborado com pesquisa bibliográfica e casos de manchete da mídia impressa. A Bioenergética abre caminhos para a auto-consciência e leva a pessoa a ir de encontro com a sua identidade. Neste caso, a tentativa de levar a pessoa negra a sua identidade ligada a raízes do povo africano, com seus traços fenotípicos, história de escravidão e as consequências na sua psique.

Baixar conteúdo (em PDF).

Viver O Seu Morrer

VIVER O SEU MORRER

________________. Viver o seu Morrer, São Paulo, Summus, 1997.

Sinopse: Este livro é sobre o morrer, não sobre a morte. Estamos sempre morrendo um pouco, sempre perdendo alguém ou alguma coisa. São as nossas pequenas mortes, que nos ensinam o significado do morrer e nos oferecem condições de enfrentá-lo sem medo ou morbidez. É exatamente disso que trata este livro – estar pleno e inteiro para deparar-se com o morrer.

Anatomia Emocional

ANATOMIA EMOCIONAL

KELEMAN, Stanley. Anatomia Emocional. São Paulo, Summus, 1992.

Sinopse: Uma profunda reflexão sobre as conexões entre a anatomia e os sentimentos, a forma e as emoções. O autor é pioneiro no estudo do corpo e sua relação com os aspectos emocionais, psicológicos, sexuais e imaginativos de experiência humana. Um dos principais representantes da linha neo-reichiana nos EUA.

A Simetria Oculta do Amor

A SIMETRIA OCULTA DO AMOR

HELLINGER, Bert, WEBER, Gunthard e BEAUMONT, Hunter. A Simetria Oculta do Amor – por que o amor faz os relacionamentos darem certo. São Paulo, Cultrix, 1998.

Sinopse: Considerado o mais inovador terapeuta contemporâneo e criador da Psicoterapia Sistêmica, Bert Hellinger é especializado no atendimento de pessoas, casais ou famílias que enfrentam situações difíceis. O instrumento básico de Hellinger para ajudar os membros da família a restaurar o equilíbrio é o uso das ‘constelações familiares’, técnica psicoterapêutica que já vem sendo realizada em diferentes culturas e cuja prática, além da cura, traz uma nova luz para a integração de ciência e espiritualidade.

Constelações Familiares

CONSTELAÇÕES FAMILIARES

HELLINGER, Bert e HÖVEL, Gabriele Ten. Constelações Familiares – o reconhecimento das ordens do amor, conversas sobre emaranhamentos e soluções. São Paulo, Cultrix, 1996.

Sinopse: Em “Constelações Familiares”, Hellinger lança luz sobre a técnica de que se vale para tornar visível a dinâmica normalmente oculta dos sistemas de relacionamento familiar. Hellinger também fala franca e livremente sobre suas observações acerca das forças que atuam nos sistemas familiares e das controvérsias que cercam algumas delas. Nesta entrevista, Gabriele ten Hövel traz às suas conversas com Bert Hellinger o ceticismo da jornalista. Perguntas duras vão de encontro a respostas igualmente duras e, com o desenrolar desse diálogo, começa a ser revelado o formidável poder da abordagem do autor aos problemas que afligem as famílias. Nascida da mais humilde atitude terapêutica, a da observação respeitosa, essa abordagem entra em contato com os níveis mais profundos dos vínculos familiares e da sua dissolução.

Nos Caminhos de Reich

NOS CAMINHOS DE REICH

_________________. Nos Caminhos de Reich. São Paulo, Summus, 1985.

Sinopse: O interesse cada vez maior sobre a vida e o trabalho de Wilhelm Reich é indiscutível. Neste livro, David Boadella, com sua capacidade de exploração e pesquisa, percorre a vida de Reich de maneira profunda e esclarecedora, apresentando-nos verdadeiro tesouro de fatos e interpretações.

Correntes da Vida

CORRENTES DA VIDA

BOADELLA, David. Correntes da Vida – Uma introdução à Biossíntese. São Paulo, Summus, 1992.

Sinopse: Biossíntese significa a integração a vida, e seu conceito central tem por base a existência de correntes energéticas fundamentais no organismo humano, também denominadas ‘fluxos vitais’. A trajetória do desenvolvimento e expressões do ser humano, da vida intrauterina à morte, a partir de fatores biológicos básicos, sobretudo os processos rítmicos do corpo.

Me Chamam de Ton

Francisco, Maria Cristina – Me Chamam de TON (análise de caso sobre a obesidade). IBB, SP, 2009.

O tema apresentou-se como uma possibilidade de reflexão sobre a vida contemporânea diante dos exageros e do consumo banal das coisas. Com a visão teórica da Biossíntese busca-se uma possibilidade de se integrar o corpo com a alma, o organismo com suas emoções e a importância do psicoterapeuta neste processo.

Baixar conteúdo (em PDF).

Desenraizamento e Grounding

Francisco, Maria Cristina – Desenraizamento e Grounding. IABSP, SP, 2007.

Trabalho elaborado com pesquisa bibliográfica e casos de manchete da mídia impressa. A Bioenergética abre caminhos para a auto-consciência e leva a pessoa a ir de encontro com a sua identidade. Neste caso, a tentativa de levar a pessoa negra a sua identidade ligada a raízes do povo africano, com seus traços fenotípicos, história de escravidão e as consequências na sua psique.

Baixar conteúdo (em PDF).