Instituto Brasileiro de Biossíntese – IBB

David Boadella nasceu em 06 de julho de 1931 em Londres. Tem formação em neuropsicologia e embriologia pelo Open University e é Mestre em Educação.

Seu interesse pelo corpo iniciou-se em 1952 ao conhecer o trabalho de Wilhelm Reich. A partir desta data iniciou sua pesquisa em relação ao corpo e emoção.

No final dos anos 60, duas linhas de desenvolvimento emergiram do pensamento reichiano: a Psicologia Biodinâmica de Gerda Boyesen em Oslo e a Análise Bioenergética de Alexander Lowen e John Pierrakos em New York. Boadella participou ativamente nestes campos seja como pesquisador ou atuando como terapeuta.

Sua abordagem terapêutica ao longo dos anos sofreu influência da sua experiência pessoal associado ao nascimento de seus filhos, do pensamento dos seguidores reichianos e também de profissionais ligados a embriologia e ao estudo da vida intrauterina.

O principal foi Stanley Keleman ao ler as qualidades expressivas de uma pessoa e começar a entender a Anatomia Emocional e também pelo psicanalista Francis Mott em seus estudos profundos da vida intrauterina. O termo Biossíntese inicialmente foi utilizado por ele. O trabalho de Mott foi expandido e desenvolvido por Frank Lake na Inglaterra, que pesquisava psicologia pré-natal e integração primária.

A partir dos anos 70 David Boadella passa a desenvolver a abordagem teórica Biossíntese que significa “Integração da Vida”. Integração de três correntes vitais associadas às camadas germinativas do desenvolvimento embrionário (ectoderma, endoderma e mesoderma).

Desenvolve um trabalho psicoterapêutico de reequilíbrio, organização e integração nos níveis físico, emocional e espiritual, harmonizando as três camadas embrionárias: ectoderma (razão e mente), mesoderma (ação-músculo e ossos) e endoderma (emoção-visceras).

Mesmos os organismos sem tecido cerebral ou sistema nervoso são sensíveis ao meio ambiente e atuam sobre ele. Nos estados embrionários primitivos existem experiências profundas que deixarão registros na memória de seu corpo em formação. Desta maneira, a Biossíntese começa seu entendimento de homem pela concepção.

Assim estes são três campos de experiência e expressão do ser humano que conterão registros até o morrer.

Visite o site do Instituto Brasileiro de Biossíntese